Desenho &
Desenvolvimento
SOLUÇÕES ESPECIALIZADAS
Fosfatos de Cálcio
Os fosfatos de cálcio são utilizados como substitutos ósseos devido à sua semelhança com a parte mineral do osso natural, sendo reconhecidos, dissolvidos e remodelados como novo tecido ósseo. Estes substitutos sintéticos são altamente osteocondutores, formando uma forte ligação ao osso nativo, proporcionando o ambiente adequado para o processo de remodelação. Diferentes fosfatos de cálcio com diferentes composições químicas têm diferentes taxas de dissolução e taxas de degradação. De um modo geral, a hidroxiapatite densa (HA) é não degradável ou é lentamente degradável, o fosfato tricálcico (TCP) é degradável e os fosfatos de cálcio bifásicos contendo HA e TCP possuem propriedades intermédias.
A Bioceramed produz o HA e as misturas bifásicas de matérias-primas HA e TCP, usadas nos seus produtos.
Quitosano
Neocement® incorpora na sua composição o quitosano, um polissacarídeo amplamente utilizado para reparação do osso, uma vez que foi demonstrado que promove o crescimento de células osteoblásticas.
O quitosano é biocompatível, biodegradável, e apresenta propriedades analgésicas, hemostáticas, antimicrobianas e antioxidantes. Essas propriedades provêm da presença de grupos amino que conferem sua natureza positiva (catiónica).
PESQUISA & DESENVOLVIMENTO
Acreditamos que ser uma empresa criadora de inovação e conhecimento contribui não só para o sucesso coletivo da empresa, como também para o crescimento sustentável, a viabilidade económica,
o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.
A Bioceramed desenvolve continuamente novas soluções para a regeneração óssea e tem contribuído como parceiro ativo em diversos projetos académicos com diversas universidades e institutos de investigação.
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO
BiOsseoSpine
Este projeto tem como objetivo a produção de uma membrana inovadora, capaz de promover a regeneração óssea. Esta membrana será preferencialmente aplicada em cirurgia de fusão posterolateral da coluna vertebral, funcionando como uma ponte óssea na união dos processos transversos de vértebras adjacentes. A membrana terá na sua composição pós inorgânicos, entre eles fosfatos de cálcio ou biovidro.
BioRobotBeads
O projeto BioRobotBeads tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema inovador robotizado para a síntese de biomateriais e produção de partículas (nano, micro, macro). A vantagem deste sistema será a otimização das condições de síntese dos reagentes/ materiais selecionados de modo a obter novos e melhorados biomateriais com propriedades semelhantes às dos tecidos nativos, nomeadamente o tecido ósseo.
GradImp
O principal objetivo do projeto GradImp é desenvolver um novo conceito de implantes de ferro biodegradáveis que permitam um comportamento mecânico e uma taxa de degradação e biocompatibilidade melhoradas em comparação com o ferro compacto. Face a este objetivo, uma técnica de fabricação avançada, Selective Laser Melting (SLM), irá ser estudada para poder construir estruturas complexas com alta precisão.
TBMED
Este projeto tem como objetivo apoiar as PMEs que pretendem fazer investigação clínica a dispositivos médicos
inovadores de alto risco. Neste caso, está a ser apoiada a investigação clínica ao produto Neocement®.
PROJETOS CONCLUÍDOS
CartHeal
O projeto CartHeal teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de um novo conceito de próteses
da anca com maior durabilidade e contendo fármacos, capazes de reduzir a necessidade de revisões,
e de facilitar a recuperação no pós-operatório.
ANTInfect
Este projecto teve como objetivo desenvolver um sistema teranóstico para prevenir / tratar infecções associadas a feridas problemáticas, nomeadamente em doentes com vascularização comprometida (como doentes diabéticos) e feridas infectadas com microrganismos multi-resistentes.
NANOSANO
Desenvolvimento de um desinfetante - spray - contendo partículas de quitosano o que permite desinfetar as superfícies e fornecer uma proteção, mesmo após a evaporação do desinfetante.
STEReoSTRAT
https://sites.google.com/view/stereostrat/home?authuser=0
O projeto STEReoSTRAT visou estudar o efeito dos métodos convencionais e novos métodos de esterilização nas propriedades e desempenho dos hidrogéis carregados com fármacos para aplicações biomédicas. Envolveu a otimização dos procedimentos de esterilização, bem como a modificação dos hidrogéis, a fim de aumentar a sua resistência a eventuais efeitos nocivos da esterilização e garantir um adequado comportamento de libertação do fármaco.
SurfLenses
https://surflenses.wixsite.com/surflenses
O projeto SurfLenses teve como objetivo desenvolver novos sistemas eficientes que permitem a liberação de
fármacos a uma taxa controlada para o tratamento / profilaxia de doenças oculares e infecções pós-cirúrgicas.
Foram seguidas várias estratégias, sendo dada particular atenção à modificação de revestimento / superfície de materiais de lentes oftálmicas carregadas com fármacos para lentes de contacto e lentes intra oculares.
BIOHYBRID
O consórcio BIOHYBRID foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver um dispositivo inovador para o tratamento regenerativo de lesões de nervos periféricos. Este consórcio foi constituído por três PME, bem como seis parceiros académicos reconhecidos nas áreas científicas de interesse do projeto.